segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Doce Relação do Mp3 com o Disco

Tem coisa que é interessante. Hoje tirei o dia para caçar discos em vinil e percebi que o formato "antigo" de música que conhecemos (LP e CD) não está, ou não está começando a ficar ultrapassado e obsoleto. Comecei tudo pela "Mutantes", uma antiga loja de usados situada em uma das transversais da Carlos Gomes (uma avenida imensa para quem não conhece). Tinha em mente comprar somente LP's, coisas que eu ainda não tenho, ou difíceis de encontrar. Já ia saindo com os LP's em mãos quando vi o CD Mirror Ball, do Neil Young tendo como banda de apoio o Pearl Jam, é um disco de 1995, difícil de achar por não ter catálogo nacional e etc. e tal. Foi quando pensei comigo: "Cara, você baixou esse disco na net não tem pouco mais de um mês"!

Não deu outra. . . comprei o CD!!!!

Segui caminhando da metade da Carlos Gomes até a rua Da Ajuda onde encontrei mais alguns LP's na "Berinjela" e na "Ajuda 39", sendo esta, a última parada da caça aos vinis! Justamente nesta loja que me vi numa situação parecida como a do início, diante do vinil da Rita Lee, o "Fruto Proibido" (tudo bem, pode não ser tão raro assim), quando pensei novamente: "Velho, você baixou esse disco na net não tem pouco mais de uma semana"!

Não deu outra. . . comprei o LP!!!!

O interessante nisso tudo é que, por mais que se tenha facilidade ao acesso a canções via internet e toda a sua gratuidade, sempre haverá um formato no qual a música terá e que muitas pessoas estarão dispostas a ter além dos seus Ipod's.

Acho que baixar música não é crime e comprar discos também não é crime!

Acho que mp3, cd e lp se completam como softwares e hardwares!

Acho que o Arctic Monkeys e o Klaxons sabem muito bem disso!

E acho que este é um dos temas mais presentes e duradouros nas rodas de papo nos últimos tempos!!!

E um dos melhores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentem.



Post. ao som de Rita Lee - Fruto Proibido (LP)



3 comentários:

Anônimo disse...

nasce um novo cronista da musica. começou muito bem, meu velho. boa sorte pra vc nessa que eu espero ser uma longa e gratificante jornada. vamo fazer musica e meter o bedelho no que ta errado nessa cena! abrass!!!

Marcelo

Prof. Sérgio Moraes | Biomédico - Especialista em Bioimagem disse...

Muito bom o texto meu velho amigo. Vamos fazer barulho!! Eles vão conhecer o nosso poder de fogo!
Manda ver!!

Unknown disse...

Muito bacana
relatar o caminho pecorrido na sua pesquisa por músicas e consequentemente falar de algo q te chamou atenção, "a relação do mp3 c/ o disco".
Ta aí, o Bolden Bar surgiu falando de um tema interessante para a galera refletir.